domingo, 27 de maio de 2012

Transporte Público em Vancouver



Hello everybody,

How are you?

Today, I'll go talk about transportation in Van!

O transporte público em Vancouver é extremamente eficiente. O sistema regional de trânsito de Vancouver consiste em um sistema de ônibus, Skytrain – metrô de superfície – e o Seabus – balsa que liga Vancouver à North Van. Esses três serviços estão totalmente integrados para oferecer um transporte rápido e fácil na região da Grande Vancouver. Para efeito de cobrança, a região é dividida em 3 zonas e as tarifas aumentam dependendo do número de zonas que você vai cruzar, de acordo com o mapa acima. 


Zona 1 (Amarela) CAD$2.50

Zona 2 (Vermelha) CAD$3.75

Zona 3 (Verde) CAD$5.00


Durante a semana após às 18h30 e aos finais de semana e feriados o valor para qualquer uma das zonas é de CAD$2.50. Para quem chega em Vancouver após o dia 10, o ideal é comprar um boleto com 10 bilhetes, chamados FareSaver Tickets, válidos para 1h30 de viagem, cujos preços são os que seguem: 


Zona 1 (Amarela) CAD$21.00

Zona 2 (Vermelha) CAD$31.50

Zona 3 (Verde) CAD$42.00

Normalmente, os alunos compram passes mensais, que dão direito a usar todo o transporte público da Grande Vancouver, por tempo ilimitado. Os passes podem ser comprados até uma semana antes do início do mês ou uma semana após (sendo mais difícil de encontrar à medida em que os dias vão passando.


Zona 1 (Amarela) CAD$81
Zona 2 (Vermelha) CAD$110
Zona 3 (Verde) CAD$151

Os alunos serão sempre acomodados em homestays nas Zonas 1 ou 2 (Vancouver, North e West Vancouver, Burnaby), de acordo com a disponibilidade das casas. 
Para desfrutar sem problemas o transporte público, tome as seguintes precauções: 




  • Tente andar sempre com outros estudantes. Grupos se divertem mais e não se perdem facilmente.
  • Se for conveniente peça a alguém na sua família anfitriã para acompanhá-lo ao ponto de ônibus no seu primeiro dia.
  • Antes de pegar o transporte esteja certo que você tem o passe ou o dinheiro trocado para o pagamento. Os motoristas não carregam troco. 
  • Se necessário, peça a uma pessoa na sua homestay para lhe dar uma explicação sobre a sua rota ou o local para onde você vai.
  • Esteja preparado. Sempre traga consigo o número do seu telefone e o seu endereço. Leve sempre algum dinheiro para o caso de você precisar pegar um táxi.
  • Não pague mico! O motorista não abre a porta para você sair. Você tem que descer um degrau para abrí-la ou então empurrar a barra da porta, dependendo do modelo do ônibus.  



  • Post bastante útil guys!


    We Talk,


    Francisco

    9 comentários:

    1. Oie Martim!!Adorei seus últimos posts. Também estou indo fazer intrecâmbio em Vancouver no próximo mês.Você já planejou as viagens nos arredores?Sabe dizer algo sobre ir até o Alasca?Abraços e continuarei acompanhando seus posts.Ana Maria.

      ResponderExcluir
    2. Hello Ana Maria!
      Que bom que você está gostando dos posts.
      Quando você viaja? Fica quanto tempo?
      Sobre as viagens, o que eu estou planejando é Seattle/USA; Victoria BC e Winstler BC. Agora Alasca, para ser sincero eu não tinha nem pensado. Acredito que seja um pouco mais difícil, pois eu tenho lido e pesquisado bastante e ainda não encontrei nada nesse sentido.
      Continue ligada no Blog!
      Obrigado!
      Francisco

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Hi Francisco!!!
        Já estou na fase da ansiedade. Viajo no final de Junho e fico por 2 meses. E você?
        Quanto as cidades essas são as 3 que também estão na minha lista, mas ontem conversando com um amigo que foi para Vancouver,segundo o mesmo, dá para ir para o Alasca sim. Ele não foi porque ficou pouco tempo lá. Já vi opçoes de cruzeiro, porém viagem mais longa. Mas há voo para lá e chega rapidinho. Estou pesquisando e qualquer coisa te aviso. Parece não ser muito caro também. Abraços!
        Ana Maria.

        Excluir
    3. Hi everyone,

      Vou pra Vancouver em julho também. No itinerário tem também Wisthler, Victoria, Seattle e Alasca.

      Vamos manter contato e nos encontrar todos lá :)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Hi, Roberta!!!

        Have you seen about the Alaskas´travel?

        I´m very anxious about everything.

        Hugs!! Ana Maria

        Excluir
    4. Hello Roberta!
      Que legal que vc tb vai em Julho!
      Me add no Facebook para conversarmos mais...Beijos

      Francisco

      ResponderExcluir
    5. Hi there! Vou para Vancouver somente em Setembro, mas venho acompanhando seu blog e buscando o máximo de informações possíveis e, foi aqui que encontrei essa dica sobre a abertura da porta do ônibus! Vc me livrou de pagar um mico memorável, fico te devendo....!!!!! Muito obrigada! Boa sorte para todos! Bjos
      Alexandra
      Praia Grande SP

      ResponderExcluir
    6. João Vítor Tedesco Mottaterça-feira, junho 05, 2012 3:58:00 PM

      O mais legal de tudo é que os ônibus falam o próximo ponto que vão parar(eles literalmente falam). E lá, um mico maior que ficar esperando o motorista abrir a porta do ônibus é você acenar pára o ônibus no ponto. Se qualquer pessoa estiver no ponto o ônibus para, e se a pessoa não entrar, ele fecha as portas e volta a andar, simples assim. Portanto, NUNCA acenem para o ônibus, porque os canadenses vão achar que você é um alienígena(foi o que aconteceu comigo).

      ResponderExcluir
    7. Hi there! Sabe me informar até que dia do mês é possível comprar os passes mensais? Fiquei sabendo que eles são vendidos nos primeiros dias de cada mês, mas não informaram exatamente até quando. Estou chegando a Vancouver no próximo dia 10 e ainda estou com essa dúvida. Desde já, muito obrigada pela atenção, Márcia

      ResponderExcluir