domingo, 27 de maio de 2012

Transporte Público em Vancouver



Hello everybody,

How are you?

Today, I'll go talk about transportation in Van!

O transporte público em Vancouver é extremamente eficiente. O sistema regional de trânsito de Vancouver consiste em um sistema de ônibus, Skytrain – metrô de superfície – e o Seabus – balsa que liga Vancouver à North Van. Esses três serviços estão totalmente integrados para oferecer um transporte rápido e fácil na região da Grande Vancouver. Para efeito de cobrança, a região é dividida em 3 zonas e as tarifas aumentam dependendo do número de zonas que você vai cruzar, de acordo com o mapa acima. 


Zona 1 (Amarela) CAD$2.50

Zona 2 (Vermelha) CAD$3.75

Zona 3 (Verde) CAD$5.00


Durante a semana após às 18h30 e aos finais de semana e feriados o valor para qualquer uma das zonas é de CAD$2.50. Para quem chega em Vancouver após o dia 10, o ideal é comprar um boleto com 10 bilhetes, chamados FareSaver Tickets, válidos para 1h30 de viagem, cujos preços são os que seguem: 


Zona 1 (Amarela) CAD$21.00

Zona 2 (Vermelha) CAD$31.50

Zona 3 (Verde) CAD$42.00

Normalmente, os alunos compram passes mensais, que dão direito a usar todo o transporte público da Grande Vancouver, por tempo ilimitado. Os passes podem ser comprados até uma semana antes do início do mês ou uma semana após (sendo mais difícil de encontrar à medida em que os dias vão passando.


Zona 1 (Amarela) CAD$81
Zona 2 (Vermelha) CAD$110
Zona 3 (Verde) CAD$151

Os alunos serão sempre acomodados em homestays nas Zonas 1 ou 2 (Vancouver, North e West Vancouver, Burnaby), de acordo com a disponibilidade das casas. 
Para desfrutar sem problemas o transporte público, tome as seguintes precauções: 




  • Tente andar sempre com outros estudantes. Grupos se divertem mais e não se perdem facilmente.
  • Se for conveniente peça a alguém na sua família anfitriã para acompanhá-lo ao ponto de ônibus no seu primeiro dia.
  • Antes de pegar o transporte esteja certo que você tem o passe ou o dinheiro trocado para o pagamento. Os motoristas não carregam troco. 
  • Se necessário, peça a uma pessoa na sua homestay para lhe dar uma explicação sobre a sua rota ou o local para onde você vai.
  • Esteja preparado. Sempre traga consigo o número do seu telefone e o seu endereço. Leve sempre algum dinheiro para o caso de você precisar pegar um táxi.
  • Não pague mico! O motorista não abre a porta para você sair. Você tem que descer um degrau para abrí-la ou então empurrar a barra da porta, dependendo do modelo do ônibus.  



  • Post bastante útil guys!


    We Talk,


    Francisco